Afinal, o que é Street Photography?

Afinal, o que é Street Photography?
anderson peron | são paulo

A fotografia de rua, tradução literal do termo mundialmente conhecido por street photography, é uma forma fascinante de arte que nos permite capturar a vida cotidiana e a essência das cidades.

Ao explorar as ruas, avenidas e o cotidiano das pessoas, nós, fotógrafos de rua temos a oportunidade única de documentar momentos únicos e contar histórias visuais daquele local. Importante considerar que a fotografia de rua, por excelência, deve manter a cidade como pano de fundo, background, dos acontecimentos, ou seja, o contexto, ainda que seja um close em uma pessoa, gato ou cacharro, deve ser a cidade.

O começo

A prática de flanar pelas ruas registrando momentos únicos teve inicio nas primeiras décadas do século XX na França. Podemos dizer que Paris é considerada o berço dessa modalidade, já que grandes nomes da fotografia de rua são franceses:

  • Eugene Atget - Um dos criadores da fotografia documental. Foi Atget que ousou não fotografar pessoas, e sim, espaços. Até então a fotografia se valia em grande parte de retratos, de pessoas, logo, subverter essa prática olhando para outras coisas foi um grande feito.
  • Henri Cartier-Bresson - Não seria exagero dizer que Bresson foi o grande mestre desta arte, estabeleceu a fotografia de rua como uma modalidade e sempre é citado como o pai dessa arte. É dele a celebre frase: "Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração"
  • Robert Doisneau - Doisneau, o mestre da ironia, foi mais conhecido por imagens irônicas das pessoas nos cafés de Paris, sempre uma mistura muito interessante das classes sociais da época. Foi também responsável por uma das fotografias de rua mais icônicas de todos os tempos: O beijo no hotel De Ville
O Beijo no Hotel De Ville de Robert Doisneau
Henri Cartier Bresson
Eugene Atget

Apesar da fotografia de rua ter seu berço em Paris, foi em Nova Iorque que ela se firma como pratica, principamente entre as décadas de 1960 e 1970. Desde então podemos citar grandes fotógrafos que contríbuiram para a consolidação do termo street photography pelo mundo. Para citar apenas alguns que gosto muito:

Vivian Mayer, Bruce Gilden, Joel Meyerowitz

Joel Meyerowitz
Vivian Meier
Bruce Gilden

O fotógrafo de rua e seus desafios

A fotografia de rua desafia os fotógrafos a capturarem a autenticidade das situações e das pessoas em seus ambientes naturais. Essa forma de arte revela histórias ocultas, emoções genuínas e reflexões sobre a vida urbana. Ao explorar os detalhes e os momentos fugazes, a fotografia de rua oferece uma perspectiva única e pessoal das cidades.

Sempre que o tema 'fotografia de rua' vem à tona, o principal questionamento é como se comportar? Como abordar estranhos na rua?

Esse ponto é bastante polêmico. Há quem diga que fotografar pessoas sem o seu consentimento, invadir a privacidade são práticas que devem ser evitadas, por outro lado, há quem defenda que é seu direito fazer a foto que deseja, afinal, você está num espaço público. As restrições ou não a respeito da abordagem depende muito do país.

e-books
Fotografia de Arquitetura e Interiores com dicas práticas para você tirar melhor proveito dos seus cliques. Você não vai ser tornar um profissional da fotografia de arquitetura, mas garanto que terá uma outra visão sobre os espaços. Fotografia de rua, com dicas e estratégias de abordagens para foto…
baixe e-book sobre fotografia de rua aqui mesmo no site

Nos Estados Unidos qualquer foto tirada em espaço público é permitida. Aqui no Brasil a questão é bem nebulosa e fala-se muito em direito de imagem. Mas vamos refletir um minuto: Estou na rua, fotografo um estranho sem o seu concentimento. O que ele poderá fazer? 'Processar?' Pelo o quê? Uso indevido? Ainda não utilizei a imagem. É complicado.

Eu, particularmente, prefiro não ser notado ao fazer a fotografia, e isso, não apenas por questões legais, mas porque ao ser identificado a pessoa muda o comportamente e aquilo que era espontâneo, deixa de ser.

Em casos onde sou notado, faço a foto, e, caso o fotografado se aproxime e pergunte sobre o porque do clique, eu explico sobre o meu trabalho. Ser transparente e direto na explicação é o melhor. Em mais de 15 anos que faço esse tipo de fotografia nunca tive problemas.

Veja a abordagem do Bruce Gilden nesse vídeo e que também está nesse outro artigo sobre o tema.

Street Photography
street photography by andersonperon - O que as ruas de uma grande cidade reservam aos que a buscam? Momentos únicos.

A fotografia de rua oferece uma perspectiva única e fascinante das cidades. Ao capturar momentos únicos e transmitir histórias visuais, os fotógrafos de rua têm o poder de documentar a vida cotidiana, despertar emoções e estimular reflexões sobre a sociedade em que vivemos.

Portanto, pegue sua câmera, saia pelas ruas e mergulhe nessa emocionante prática.


Anderson Peron é Arquiteto e Fotógrafo com especialização em fotografia de arquitetura e interiores. Possui MBA em Marketing e Comunicação e publicações em revistas nacionais e internacionais sobre fotografia na arquitetura e fotografia de rua. Redes Sociais @andersonperon