Por que a fotografia arquitetônica é fundamental para arquitetos e designers de interiores?

Por que a fotografia arquitetônica é fundamental para arquitetos e designers de interiores?

Para responder de cara a essa pergunta, vou de Julius Shulman , um dos maiores fotógrafos de arquitetura de todos os tempos.

“Arquitetos vivem e morrem pelas imagens que são tiradas de seu trabalho, pois somente essas imagens são o que a maioria das pessoas vê. Para cada pessoa que visita uma casa particular, talvez 10.000 a vejam apenas como uma foto.”

10.000 pessoas em uma época sem internet, onde os meios de divulgação eram restritos a poucas revistas especializadas no tema.

Você, enquanto arquiteto, designer de interiores ou mesmo estudante dessas áreas ou correlatas, compreende que a sua criação não pode ser facilmente transportada para reuniões de apresentação ou levar visitantes para os seus objetos de criação. A não ser que ele seja um local público e com alto fluxo de visitantes, arrisco a dizer que quase ninguém irá ver o seu projeto. É nesse momento que a fotografia desempenha um papel crucial.

Para o bem ou para o mal, o registro do seu design, seu projeto arquitetônico, será realizado por outro artista - um fotógrafo. Se você deseja causar uma excelente primeira impressão em potenciais clientes, contatos ou mesmo durante eventos de networking, é imprescindível contar com um fotógrafo profissional qualificado para capturar a essência do seu projeto.

Um dos aspectos mais relevantes para estabelecer uma conexão profissional entre sua empresa ou seu trabalho é a coesão presente nas fotografias. Ter o olhar adequado que captura seu trabalho de forma única, cria uma coesão visual que se torna parte integrante da identidade da sua marca.

A maneira mais fácil de alcançar essa coesão é trabalhar em parceria com um fotógrafo especializado em fotografia de arquitetura, mas também em representar sua marca. Ter a visão que vai além da imagem é fundamental, afinal, de que serve uma boa imagem se você não souber o que fazer com ela?

Fotógrafos de arquitetura e interiores devem, atualmente, ter skills de marketing e empreendedorismo para auxiliar suas profissões, mas, acima de tudo, auxiliar os seus clientes nas melhores solucões de divulgação dos projetos.

Vamos a alguns pontos:

  1. O fotógrafo pode auxiliar na construção da sua marca. Um fotógrafo habilidoso dedicará tempo para fazer perguntas, pesquisar e compreender a sua marca. Essa compreensão o ajudará a criar as imagens que melhor representam o seu projeto. Ele também deve sugerir formas adequadas de veiculação das imagens.
  2. Fotógrafos profissionais conhecem os ângulos e a iluminação ideais para capturar espaços e ambientes. Dê preferência aos fotógrafos que possuem alguma formação em áreas relacionadas a arquitetura. Isso não é fundamental, mas ajuda bastante.
  3. Ao trabalhar com um fotógrafo profissional por um tempo, os proprietários podem confiar que a essência da marca será capturada com a mesma consideração e dedicação que eles próprios teriam. Essa confiança é um elemento importante que os arquitetos desfrutam ao trabalhar com um fotógrafo único.

Em relação as frentes de divulgação das imagens, o fotógrafo de arquitetura ou design de interiores proporcionará um aspecto profissional ao seu site e redes sociais principalmente. Com boas práticas de divulgação e SEO adequado em seu site, você será capaz de trazer leads com maiores possibilidades de conversão.

Outra prática importante é a utilização de Google e Facebook ads. Invista algum $$$ para divulgação de sua marca, mas antes disso tenha em mente que todos os materiais de marketing estarão visualmente alinhados. Assim sua marca transmitirá organização e profissionalismo.

A fotografia é o combustível para tudo isso!.


Quem saber mais sobre marketing e fotografia para arquitetos? Baixe aqui meu e-book ou entre em contato pelo (11) 9.8963.7653 para batermos um papo.

Se deseja um curso mais elaborado e técnico sobre fotografia de arquitetura, acesse meu curso aqui