2 min read

O que é comum à arquitetura, fotografia e marketing?

O que é comum à arquitetura, fotografia e marketing?
Imagem feita por IA. Esse local não existe

Por algum tempo, principalmente depois da graduação, me senti flutuando entre áreas. Eu já era fotógrafo, havia feito alguns cursos e aprendi bastante por um interesse genuíno pela arte, teoria e prática.

Na época por falta de uma faculdade voltada à fotografia eu fiquei entre arquitetura e jornalismo, mas dispensei logo a segunda opção por não me achar muito apto à escrita. Me pareceu lógica a escolha pela arquitetura, afinal, grandes fotógrafos como Cristiano Máscaro e Nelson Kon - ambos com textos nesse blog - vieram dessa área.

Após minha formatura eu me vi no mundo do marketing e publicidade. Eu não busquei isso. Fui convidado para trabalhar em uma agência. Fui, gostei, depois cansei, e depois voltei. Nessas idas e vindas no meio publicitário a fotografia sempre esteve presente. A arquitetura apenas como objeto dos cliques, mas não como arquiteto de fato.

Sempre tive facilidade para olhar os espaços urbanos, projetos e interiores. Isso mesmo antes da faculdade, portanto, me pareceu lógico e ao mesmo tempo prazeroso que eu focasse meus esforços em entender mais sobre os aspectos arquitetônicos e representá-los através da fotografia.

Mas uma coisa sempre me intrigava - aqueles pensamentos que nos pegam desprevenidos, que nunca damos muita importância, mas sempre estão ali. Como ser graduado em arquitetura, trabalhar com marketing e também com fotografia?

Me dei conta que o que sempre me cativou foi a comunicação.

Arquitetura, fotografia e marketing trabalham com comunicação: Imagens, cores, textos e formas são matéria prima para essas 3 áreas. Todas as três áreas, por excelência, falam de comunicação.

Arquiteto e designers de interiores não só podem, como devem possuir essas 3 habilidades para que o seu negócio comunique bem.

Seus projetos arquitetônicos comunicam - e ainda que o budget seja apertado você descobrirá uma forma de expressar sua ideia. E você faz isso para comunicar que aquela é a sua maneira de enxergar o espaço. Tem sua assinatura, sua cara, sua marca.

A fotografia - e como coloco talvez seja o mais trivial - servirá como registro, divulgação em um belo portfólio, site e mídias sociais pagas ou não. E nesse ponto já entramos no marketing com estragégias de comunicação para conseguir leads qualificados que poderão ser seus futuros clientes. Para isso você precisará de boas fotos e conteúdo.

A grosso modo, pense dessa forma: Seus projetos + boas imagens = marketing.

Com esse alinhamento você irá despertar o interesse de seu público para que ele visite o seu site e interaja com você nas redes sociais. Por fim, seja lembrado quando o seu público decidir construir ou reformar.

Com um bom alinhamento entre projetos e imagens, é possível despertar o interesse do público, gerar leads qualificados e se destacar no mercado. Tudo isso exige tempo e dedicação na construção de uma assinatura e marca forte, mas é essencial para se tornar relevante.