Julius Shulman e a arquitetura teatral

Com Julius Shulman inicio a publicação textos que falarão sobre os grandes fotógrafos de arquitetura. De todos aqueles que gosto, escolhi 7 para falar um pouco sobre cada um. Não há uma razão específica do porque aprecio o trabalho desses 7 fotógrafos, no entanto, tanto o primor técnico como estético são comuns aos 7.
Julius Shulman talvez tenha sido o precursor do tema e aberto caminho e oportunidade a diversos outros nomes. Fotografou para grandes arquitetos modernos, entre eles, Frank Gehry, Frank Lloyd Wright, Lautner, Raphael Soriano e Richard Neutra, sendo este último quem o introduziu ao mundo da fotografia arquitetônica ao reconhecer seu talento fotográfico no trabalho executado para residência Kun (Julius já trabalhava no estúdio de Neutra, mas não como fotógrafo). O reconhecimento veio com o estudo fotográfico feito para Stahl House - Case Study House #22 - de Pierre Koenig - seu trabalho mais reconhecido e divulgado.



Houve uma simbiose imediata entre Neutra (e também com Soriano). Arrisco dizer que o trabalho de Shulman, ao expor as obras desses arquitetos, foi de suma importância para que elas obtivessem destaque devido a clareza, objetividade com que Shulman tratava seus trabalhos.
Além do primor técnico, Shulman defendia a produção em suas locações fotográficas. Era corriqueiro vê-lo com a equipe criando a atmosfera ideal para as fotos, colocando galhos para servirem de molduras ou pessoas meticulosamente postadas.
Essas são algumas caracteristicas que você poderá identificar nas fotos de Shulman: composições geométricas, alto contraste, uso de iluminação artificial e integração da composição fotográfica com o entorno.
A principal referência a carreira de Julius Shulman é o documentário Visual Acoustics que pode ser visto no youtube na íntegra.