Fotógrafos de arquitetura e a fantasia

Fotógrafos de arquitetura e a fantasia

Sempre que falamos sobre fotografia de interiores e arquitetônica, vemos em nossa mente a imagem de residências, edifícios e ambientes decorados. Normal, isso é o padrão e comercialmente falando o mais aceitável nesse mercado, ou seja, a representação do real ou aquilo que o fotógrafo interpreta como real.

No entanto existe uma outra abordagem, mais lúdica, fantástica, que explora o imaginário e subverte a nossa realidade. Essa lista trás alguns nomes que trabalham a arquitetura com essa visão.

Além de Fernando Guerra (que está em qualquer lista de fotógrafos de arquitetura que eu crio por considerá-lo o exemplo contemporâneo máximo do olhar arquitetônico e talvez em pé de igualdade com um gênio chamado Julius Shulman) falo brevemente sobre Tekla Evelina, Karen Vikke, Clemente Vergara, Matthieu Venot, Jeanette Hägglund, Zsolt Hlinka, Marta, Kan Kankavee.

A ideia é que vejam a breve descrição e acessem suas contas no Instagram. E para saber mais sobre fotografia de arquitetura e tudo sobre esse meio, navegue por esse site, assine a newletter e minha conta no Instagram @andersonperon

Fernando Guerra

Fernando é um arquiteto profissional que traz uma abordagem única à fotografia, e não sem motivo é o fotógrafo de arquitetura que mais admiro.

Sua visão não convencional dos edifícios revela uma perspectiva cativante. Adota uma abordagem consciente à fotografia arquitetônica, desafiando a estrutura e a função convencionais de cada objeto.

Uma característica marcante de seu estilo é a inclusão de seres humanos em suas cenas, atualmente prática mais comum entre entre os fotógrafos de arquitetura. Outrora desfocados, Fernando, atualmente, enfatiza a presença das pessoas em suas fotos.

Tekla Evelina Severin

Tekla é uma artista da cor, designer e fotógrafa inovadora que nos trás uma visão completamente diferente das fotografias de arquietura que conhecemos. Muito colorida à fotografia arquitetônica irradia alegria e por vezes subverte o real. Ela capta os detalhes que dão vida às fotos, como móveis, acessórios coloridos e elementos artísticos. Cada imagem reflete sua habilidade em transformar a arquitetura em uma experiência visual vibrante.

Karen Vikke

Fotógrafa Dinamarquesa que trabalha muito bem com o minimalismo urbano. Suas fotos destacam o contraste dramático entre o céu e os edifícios, utilizando cores vivas para realçar a beleza e a alegria dos cenários urbanos mais simples.

Clemente Vergara

Com base em Barcelona, Clemente é um fotógrafo de arquitetura que experimenta com formas e padrões para criar composições dinâmicas e atraentes. Ele utiliza perspectivas e linhas principais para criar um visual sofisticado, hipnotizando o observador.

Matthieu Venot

Engenheiro e músico, Matthieu adotou a fotografia em 2014. Seu estilo se concentra em ângulos arquitetônicos, resultando em imagens geométricas e abstratas, quase fantasiosas. O céu claro é frequentemente incorporado às suas composições, contrastando com as cores vibrantes dos edifícios.

Jeanette Hägglund

Jeanette é uma fotógrafa versátil envolvida em várias áreas. Atua em publicidade moda e produtos. Suas fotos arquitetônicas são altamente elogiadas por agências e empresas, incluindo a Apple que já fez várias menções ao seu trabalho. Assim como outros fotógrafos apresentados nesse post, sua busca por ângulos únicos resulta em imagens coloridas e de alto contraste.

Zsolt Hlinka

Este talentoso fotógrafo húngaro possui um portfólio diversificado, abrangendo arquitetura, interiores e imóveis. Ele cria equilíbrio em suas composições através de simetria e geometria, que são os pontos fortes dos seus clique e suas imagens urbanas frequentemente capturam a vida cotidiana. Seu trabalho premiado é exibido globalmente em exposições.

Marta (isso... só Marta)

Como artista urbana e arquiteta, Marta destaca a elegância do mundo ao nosso redor. Ela utiliza cores e formas como elementos-chave em suas composições, muitas vezes adicionando a presença humana às fachadas brilhantes dos edifícios.

Kan Kankavee

Direto da Tailândia, Kan é um fotógrafo apaixonado por fotografia de rua, viagens e arquitetura. Sua visão panorâmica única capta cenas inteiras de perspectivas incomuns. Suas imagens são vívidas e dinâmicas, frequentemente incorporando seres humanos e jogando com linhas e exposição longa para um toque especial.