4 min read

Fotografia de Arquitetura e câmeras analógicas

Fotografia de Arquitetura e câmeras analógicas

A fotografia analógica alcançou seu auge no final do século XX e início do século XXI, quando as câmeras de filme eram a única escolha disponível para os fotógrafos. As primeiras fotografias de arquitetura, claro, também foram feitas com equipamento análogico. Mas ainda é possível fazer boas fotos de arquitetura com equipamento analógica. A resposta é, sim.

Com os avanços da tecnologia digital, muitos abandonaram a fotografia analógica em busca de uma forma mais rápida e conveniente de capturar imagens, além facilidade para o clique, focagem e quase nenhum custo.

No entanto, nos últimos anos, tem havido um aumento na popularidade das câmeras analógicas de filme, tanto entre fotógrafos experientes quanto entre os novatos que desejam experimentar a essência da fotografia e sentir o efeito nostálgico do filme.

Ainda hoje existem diversas opções de câmeras analógicas baratas disponíveis no mercado e que estão acessíveis em 2023. Vamos dar atenção às 3 melhores opções analógicas. Lembrando que para todas as opções analógicas será necessário a aquisição de uma grande angular!

Pentax K1000

Clássica! Foi a minha primeira câmera fotográfica analógica e eu ainda a possuo com a lente 50mm original. Ela ganhou fama entre estudantes de fotografia devido a sua simplicidade, facilidade de uso e confiabilidade. Muito robusta, foi introduzida no mercado em 1976 e se tornou uma das câmeras fotográficas mais populares do mundo.

A Pentax K1000 é completamente manual - não possui recursos automáticos de exposição ou foco. Isso pode ser desafiador para fotógrafos iniciantes, mas muitos apreciam a oportunidade de aprender os fundamentos da fotografia analógica usando uma câmera totalmente manual.

Outra característica interessante da Pentax K1000 é sua velocidade de obturador máxima de "apenas" 1/1000 do segundo e lentes intercambiáveis.

Além de sua durabilidade e facilidade de uso, a Pentax K1000 é uma opção acessível para aqueles que querem experimentar a fotografia analógica sem gastar muito dinheiro. É possível encontrar no mercado livre na faixa de 500 reais.

Nikon FM

Foi a minha primeira Nikon e eu utilizo equipamento Nikon em boa parte por conta da experiência com a FM.

Uma das vantagens da Nikon FM é que ela é compatível com uma ampla variedade de lentes Nikon, permitindo que você personalize sua experiência fotográfica de acordo com suas necessidades específicas. Para fotografia de arquitetura existem boas grande angulares adaptáveis ao f-mont Nikon dessa analógica.

A câmera tem um visor de pentaprisma brilhante e nítido, o que facilita o enquadramento e o foco da imagem. Além disso, a Nikon FM é robusta e possui características similares a Pentax K1000

Lançada em 1977, possui um obturador de plano focal mecânico de lâminas de titânio, com uma faixa de velocidade do obturador de 1/1000 do segundo a 1 segundo e modo bulb para longas exposições.

Pode ser encontrada em buscas na internet a partir de 700 reais

Canon F1

Canon F-1 possui um corpo robusto de liga de alumínio, possui um sistema de foco manual com um prisma de telêmetro de alta precisão que permite ao fotógrafo focar com precisão em qualquer situação. É equipada com um fotômetro de luz incidente que mede a luz que incide sobre o objeto, garantindo exposições precisas em todas as situações de iluminação.

A câmera possui uma velocidade do obturador de 1/2000 do segundo, o que a torna uma opção ideal para fotografia de esportes e ação já que tanto Nikon F1 quanto Pentax K1000 ficam em 1/1000.

A Canon F-1 é compatível com uma ampla variedade de lentes Canon FD como lentes Canon FL, que oferecem diferentes comprimentos focais e aberturas para se adequar a diferentes necessidades fotográficas. Além disso, ela é compatível com acessórios opcionais, como motor drives por exemplo.

No geral, a Canon F-1 é uma câmera analógica de alta qualidade e versátil que oferece recursos avançados. Ela é uma escolha popular entre os fotógrafos que desejam uma câmera robusta e confiável para atender às suas necessidades profissionais. Pode ser encontrada em algumas lojas no mercado livre a partir de 750 reais

Sem querer ser nostálgico, há algo especial no processo de capturar imagens com uma câmera de filme que não temos mais com as câmeras digitais. Acredito que o som do obturador, o ritual de carregar o filme e a emoção de ver as imagens reveladas pela primeira vez. Talvez seja o ritmo mais lento ou a quantidade limitada de cliques que geralmente ficava em torno de 24. Havia mais cuidado com o clique.

Eu com Pentax K1000 em Belo Horizonte.

A fotografia analógica é mais do que apenas uma maneira de capturar imagens, é uma experiência imersiva que envolve todos os sentidos e pode ser uma forma de conectar-se com o passado. Experimente.