fineart
O termo fineart deriva de Belas Artes. Atualmente, apesar de controverso em relação ao estilo de fotografia, é bem claro em relação ao processo de impressão que deve seguir critérios ultra rigorosos para garantir o máximo em qualidade, fidelidade de cores e normas exigidos por museus, galerias e colecionadores que investem seus recursos nessa arte.


As condições de preservação são extremamente importantes, e desde que seguidas, farão a obra durar 200, 250 anos ou mais sem qualquer perda de qualidade ou desbotamento das tintas.
A durabilidade dos papeis fineart utilizados para esse fim são certificados pelo Wilhelm-Research além de outros institutos.
A respeito da fotografia fineart enquanto expressão, penso que sua função seja apresentar o íntimo do fotógrafo. Vai além do comercial que deve seguir regras específicas do mercado.
No meu caso, eu fotografo comercialmente arquitetura e interiores e meus clientes esperam determinado resultado. Já em minhas fotografias fineart, apesar de me manter no tema cidades e por vezes natureza, não tenho nenhum compromisso estético ou técnico com nenhuma área.


Estúdios de impressão que oferecem produtos Canson e Hahnemuhle, marcas mais globalmente utilizadas, podem adquirir a certificação para utilização de seus papéis, desde que o estúdio faça uso das seguintes práticas:
- Utilização de impressoras com pelo menos 11 cores a base de água.
- Uso exclusivo de tintas com pigmento mineral e do próprio fabricante.
- Utilizar papéis certificados e com normas de qualidade e processos ISO 9706, livres de ácidos e com reserva alcalina.
- Ambiente de impressão com controle de umidade e livre de particulas pesadas como pó.
- Ambiente de impressão e finalização com iluminação adequada (lâmpadas de IRC - índice de reprodução de cor - entre 90 e 100). Paredes neutras e com o mínimo de interferência de cores no ambiente.
- Equipamento calibrado e gerenciamento de cor para o máximo de fidelidade na impressão.
- Utilizar luvas de algodão e ter o máximo de cuidado com as impressões. Elas duram centenas de anos, mas são muito sensíveis.
