2 min read

Como usar filtros na fotografia de arquitetura

Como usar filtros na fotografia de arquitetura

Esse post será feito de uma forma diferente. Darei pequenas explicações em curtos tópicos para facilitar a leitura. Talvez você seja como eu, e prefere imagens à textos. Nesse caso toda ajuda é bem vinda =)

Afinal, o que é Fotografia de Arquitetura

A fotografia de arquitetura é uma forma de arte que envolve qualquer estrutura arquitetônica. Ela pode ser usada para documentar a história da arquitetura ou para criar imagens de edifícios modernos. Mas não pára por ai... Ela também é muito utilizada por arquitetos para criação de portfólios profissionais para divulgação de seus projetos.

Por que a qualidade da imagem é importante?

Na fotografia de arquitetura, em especial, ela é fundamental. Ajuda a mostrar a beleza e a complexidade da arquitetura. Pense que uma imagem de baixa qualidade pode obscurecer a complexidade de um edifício ou fazer com que ele pareça menos impressionante do que é na realidade. Tudo se resume a captação de detalhes e nuances de luz e sombra.

Tipos de Filtros

Filtros de Polarização Circular

Se você for escolher apenas 1 filtro, escolha este! Os filtros de polarização circular são usados para reduzir reflexos e aumentar a saturação da cor. Eles são especialmente úteis para fotografar água e superfícies reflexivas como os vidros nas construções.

Filtros Graduados

Os filtros graduados são usados para controlar a exposição em diferentes partes da imagem. Eles têm uma metade escura e uma metade clara, permitindo que você escureça a parte superior da imagem, por exemplo, para equilibrar a exposição com o céu mais brilhante. Confesso que eu não utilizo, mas conheço alguns profissionais que sim.

Filtros de Densidade Neutra

O filtro DN pode ser muito útil, principalmente em locação com muita incidência de sol como moradias e edificios em litorais. São usados para reduzir a quantidade de luz que entra na câmera, permitindo que você use uma abertura maior ou uma velocidade do obturador mais lenta sem superexpor a imagem. Eles são úteis em condições de luz brilhante ou para criar efeitos de movimento.

Dica

Evite utilizar muitos filtros, principalmente em sobreposições (filtro sobre filtro). Isso tornará o controle da luz mais difícil e tenderá a prejudicar a qualidade da sua imagem.