2 min read

Lentes para fotografar arquitetura

Lentes para fotografar arquitetura

Fotografia de arquitetura é uma forma especializada de arte fotográfica que exige muito conhecimento e habilidade para capturar imagens que realmente transmitam aspirações visuais do arquiteto e do fotógrafo. A escolha das lentes corretas é fundamental para obter os melhores resultados.

Vou explicar os principais fatores a serem considerados ao escolher as lentes para fotografia de arquitetura:

Compreenda o conceito de distorção

A distorção é um fator importante que deve ser considerado ao escolher uma lente para fotografia de arquitetura. Ela ocorre quando a lente faz com que as linhas retas apareçam curvas ou inclinadas.

Isso pode ser particularmente problemático ao fotografar edifícios, já que as linhas retas são uma parte importante para demonstração adequada do projeto, no entanto, todas as lentes possuem graus de distorção. Lentes fixas possuem pouca o ou quase nenhuma distorção, já as grande angulares, como veremos abaixo, sempre têm distorção mais acentuada. O melhor a fazer é se adequar às distorções da melhor forma possível e fazer a correção na pós produção.

Escolha uma lente de distância focal fixa

Uma lente de distância focal fixa é uma boa opção para fotografia de arquitetura. Essas lentes não têm zoom e, portanto, a distorção citada acima é infinitamente menor, quase imperceptível. Elas também permitem maior controle sobre a profundidade de campo e são geralmente mais nítidas do que as lentes zoom. Fatos que pesa contra é o financeiro. Elas costumam ser mais caras e menos versáteis do que lentes zoom.

Considere a distância focal

A distância focal da lente é um fator importante a ser considerado ao escolher uma lente para fotografia de arquitetura. Tenha em seu set lentes com uma distância focal de 11mm a 16mm e 24mm a 35mm que são as mais adequadas para esse tipo de arquitetura, por permitem capturar um campo de visão amplo. É evidente que tudo vai depender do local a ser fotografado.

Grande Angulares (GAs) são ítens obrigatórios

As lentes grande angular são um tipo de lente usada em fotografia (em especial na fotografia de arquitetua) que apresenta um ângulo de visão maior do que o olho humano. Qualquer lente com mm menor que 50mm em máquinas full frame e 35mm em máquinas cropadas, são grande angulares.

Isso permite que elas capturem imagens com maior amplitude visual, tornando-as ideais para fotografias de paisagens, arquitetura exterior e espaços internos.

As grande angulares capturam uma imagem mais ampla, mas, por conta disso, e com já falamos, elas também podem distorcer a perspectiva da cena. As linhas retas irão parecer curvas ou convergentes, o que pode ser indesejável em certos tipos de fotografia, principalmente na arquitetura.

As grande angulares são itens obrigatórios em qualquer set de lentes de fotógrafos de arquitetura, no entanto, é importante entender as limitações e o potencial de distorção da perspectiva. Entendido isso, faça a pós-produção em um software de edição para corrigir as distorções.

Considere a qualidade da lente

A qualidade da lente é um fator importante a ser considerado ao escolher uma lente, mas muitas vezes esse fator é desconsiderado. Não cometa esse erro!

Lentes de qualidade inferior podem produzir imagens com baixa nitidez, ter distorção excessiva e apresentar outros questões como aberração cromática excessiva. Cada marca tem suas próprias características e benefícios. É importante escolher uma marca de lente com boa reputação e que ofereça suporte ao cliente confiável.

Considero as lentes da Canon, Nikon e Sony como as melhores em termos de custos beneficios, portanto, mais acessíveis. Lentes de marcas consagradas como Leica, Hasselblad possuem conjunto ótico mais apurado, mas são infinitamente mais caras.

Conclusão

Espero que esses pequenos "toques" possam ajudá-los(a) na melhor escolha de lentes. Veja também o artigo sobre o set de lentes ideal para fotógrafos de arquitetura