Antes de fotografar arquitetura

Siga essas técnicas antes de fotografar arquitetura
No início é comum que exista um certo receio quanto a melhor forma de registrar sua obra.
A dimensão interna e externa do que foi criado pode, muitas vezes, intimidar o ato de fotografar, sem contar nas interferências externas (geralmente relacionadas ao trabalho se você é o arquiteto ou decorador e fotografar não é sua principal ocupação). Por conta disso é comum que espaços menos favorecidos na decoração ou construção passem despercebidos.
Para evitar essa falha segmente o espaço que será fotografado. Esqueça o todo da residência e foque nos espaços como compartimentos. Faça pelo menos 4 fotos, 1 de cada face (considerando uma construção regular) para ter o registro mínimo. Terminado o primeiro segmento passe ao segundo e assim por diante.

Pode parecer idiota, mas, novamente, é comum “esquecer” de registrar vários espaços. Isso acontece por vários motivos, entre eles, porque tendemos a focar no local que mais gostamos, que está mais iluminado, mais agradável, além dos motivos já mencionados.
Importante: Uma vez finalizada as fotos de um espaço evite voltar à ele. Finalizou a cozinha? Fim. Ponto final. Passe para outro. Isso ajudará muito no processo de escolha das melhores fotos e você não ficará perdido com fotos da cozinha no início e fim do processo.
Finalizada as fotos internas é a vez das externas*. A melhor forma de contemplar toda a obra e o que eu chamo de “fazer o giro”. Se for possível gire 360°, ou seja, de a volta na residência/objeto que está fotografando. Se não for possível (no caso de áreas externas de apartamentos onde você deve fotografar a fachada, por exemplo) faça o “giro” com angulação menor.
Seguindo esse simples processo você contemplará 100% da obra, interna e externamente e manterá uma lógica nos seus registros.
* Não há uma ordem quanto a fazer primeiro internas ou externas. Isso dependerá de vários fatores. No caso das internas da disponibilidade do morador, do tempo de que você terá disponível, etc. Para as externas o fator qualidade da luz é fundamental. Opte pelas primeiras ou últimas horas do dia.