A São Paulo de Cristiano Mascaro

Cristiano Mascaro é fotógrafo, arquiteto, professor e um dos grandes nomes da fotografia urbana e arquitetônica no Brasil. Formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira na fotografia no final da década de 1970, dedicando-se à documentação da arquitetura moderna brasileira.
As poucas vezes que tive contato com ele em pequenas conversas em palestras e exposições, se mostrou uma figura extremamente atenciosa e pronta para falar sobre qualquer assunto.
Em uma tarde de estudos na biblioteca da Faculdade de Arquitetura eu buscava referências visuais em um livro sobre Arquitetura Moderna quando, sem querer, olhei para o lado e vi um livro sobre fotografia e arquitetura.
Apesar de já fotografar, eu não me aventurava a fotografar edifícios e moradias. Achava pouco atraente, complicado. Mas ao ver as imagens do Cristiano fiquei totalmente fascinado e percebi que era possível trazer o belo à tona, mesmo que do concreto, vidro e metal.

Me senti totalmente renovado por aquele olhar e pela sua forma de ver a cidade. Não houve um "clique mágico" que me fez preferir fotografia à arquitetura como profisssão, mas, com certeza, as fotos de Mascaro deram um empurrãozinho para o lado da fotografia.
Cristiano foge ao padrão que conhecemos como fotógrafo de arquitetura, ou seja, focado em um espaço para trabalhar seus aspectos externos e internos. É um fotógrafo das cidades e o seu trabalho coexiste com vários aspectos urbanos: a rotina das pessoas, o movimento contínuo das ruas e as luzes e sombras que se alternam.
Ele retrata os edifícios e construções como mulheres elegantes caminhando pela história da arquitetura. É um fotógrafo de rua por excelência - aqueles que fazem street photography - categoria a qual também me incluo.


Sua grande vedete é a cidade de São Paulo, mas já fotografou diversas outras pelo país, como é possível ver no livro Cidades Reveladas, Ed.BEI, um dos meus preferidos e também cidades no exterior como em Tóquio (Livro Viagem a Tóquio, também da Ed. BEI), Lisboa e outras.
A influência de Cristiano Mascaro na fotografia brasileira é inegável. Seu trabalho influenciou diversas gerações de fotógrafos e deixou um legado importante para a história da fotografia brasileira.