A influência da fotografia na arquitetura

Sabia que essa história começa com uma janela? Pois é, em 1816, Joseph Nicéphore Niepce capturou a imagem da janela do seu quarto em um pedaço de papel sensibilizado. E assim, deu início a uma jornada incrível na história da fotografia: a primeira imagem de uma estrutura arquitetônica.
Desde então, a arquitetura tem sido um tema central na produção fotográfica, seja como um instrumento de construção cultural ou seja pela perspectiva artística. A fotografia possibilita uma leitura indireta e, muitas vezes, subjetiva das transformações do espaço e das cidades, registrando não apenas o valor histórico das obras, mas também o estilo de cada época.
A interpretação do fotógrafo é fundamental, já que o seu olhar sobre uma obra arquitetônica nos permite compreender a arquitetura de maneiras diferentes e destacar suas particularidades. É a partir do olhar do fotógrafo que podemos refletir e dar novas perspectivas às composições, linhas, simetrias e formas. Eu diria que a fotografia, desde que bem executada, melhora a percepção da arquitetura construída.
Em um vídeo do Fernando Guerra, grande fotógrafo Português que fotografa pelo mundo afora, inclusive no Brasil, Marcio Kogan afirma:
O Fernando faz com que nossas obras sejam mais importantes do que elas realmente são
E não poderia ser diferente. Essa relação entre fotografia e arquitetura é marcada pela colaboração entre profissionais. Como exemplo, temos grandes nomes como Walter Gropius e T. Lux Feininger, Le Corbusier e Lucien Hervé, Frank Lloyd Wright e Henry Fuermann e Pedro E. Guerrero e, claro, Richard Neutra e Julius Shulman de quem já escrevi aqui no site.
Hoje em dia, a função da imagem na arquitetura ganhou ainda mais força com o uso de modelos 3D e renderizações, que são simulações computacionais de fotografias - que ao meu ver não competem com a fotografia, pois é uma outra abordagem. O Instagram e até mesmo tiktok trouxeram mais representação da arquitetura se tornando relevantes no dia a dia.
Alguns fotógrafos que contrubuiram e contribuem na divulgação da arquitetura em seus trabalhos: Fernando Guerra, Cristiano Mascaro, Daniel Cheong, Iwan Baan, o também português José Campos e Nelson Kon.